quarta-feira, 9 de outubro de 2013

Luís Freitas Lobo: Problema são os egos no balneário e um treinador que aceitou viver no meio deles


O poder de um treinador pode ter diferentes origens mas só pode ter um (duplo) suporte: a sua personalidade e um clube que o respeite. Por isso se fala tanto de como simples treinadores ganham num lado e outros, ditos grandes treinadores, perdem noutro.

A personalidade desse treinador nunca deve oscilar em função das circunstâncias. Entre a imagem de Jesus no banco nas suas primeiras épocas no Benfica, aguerrido e motivado, e a atual, introspetivo e parado, existe um abismo emocional. Um abismo que espelha a sua transformação interior fruto do exterior que o rodeia. Ficar num balneário feito um campo de minas com Cardozo no meio é diferente do balneário original onde entrou para impor autoridade, uma palavra que hoje se perde por entre um entorno (atmosfera que o rodeia) que se antes o respeitava e temia, agora ataca-o e desconfia dele.

Jesus aceitou ficar nestas condições e agora paga um preço alto por isso. O futebol do Benfica e seu pretenso (muitas vezes real) mau momento pode, assim, ser analisado em dois prismas: o meramente tático (futebol puro) e o político-emocional (mais complexo). Nesta visão bífida da realidade, o pior que pode acontecer a um clube é perceber que os problemas extra-relvado são mais difíceis de resolver do que aqueles que sucedem dentro do campo taticamente.

No plano tático, o maior equilibrio defensivo que Fejsa podia dar jogando a pivô esbarrou no bloqueio de movimentação que Matic sentiu e revelou ao passar a posicionar-se mais à frente. Estranho para um jogador que, no fundo, estava a regressar às suas origens. 

Jesus corrigiu essa sua opção mas a equipa choca agora com outro problema para soltar o futebol ofensivo que sempre gostou: faltam extremos. A lesão de Salvio foi um tiro no coração da dinâmica atacante do onze. Ola John é uma aposta cada vez mais ténue, parece que regrediu esta época e Markovic não é, claramente, um avançado de faixa. 

Neste contexto, o melhor jogador, capaz, ao mesmo tempo, de estabilizar o jogo posicional da equipa em posse nos últimos 30 metros como, logo depois, surgir a desequilibrar pela faixa, é Gaitán.

O mais perturbante, porém, é sentir que, ao falar-se (ou, neste caso, escrever) sobre a equipa e suas questões táticas, se está, no fundo, a distanciar a análise do verdadeiro problema que afeta (e condiciona) hoje a equipa. Os egos do balneário a baterem com a cabeça no teto e um treinador que depois de empurrado pelo goleador aceitou viver encurralado no meio deles.

Uma liderança fragilizada é coisa que não existe. Ou se é líder (se se tem condições para o ser) ou não. Se as condições para Jesus continuarem a esgotar-se, a responsabilidade será tanto dele como de quem tinha a obrigação de quando apostou tanto nele ter-lhe criado essas condições externas em face da fragilidade em que ele estava. 

Um presente futebolisticamente envenenado envolto em milhões de euros. É possível? 

- Luís Freitas Lobo, jornal A Bola, 9 de Outubro de 2013

16 comentários:

  1. Diz o tipo cuja experiência desportiva e futebolística resume-se a Football Manager! Ya, pois...

    ;)

    +1 Idiota Conveniente

    ResponderEliminar
  2. Luis Feitas Lobo perdeu toda a credibilidade ao acobardar-se perante o poder do Sistema e ao rastejar para pastar as migalhas da Spork TB...vejam os comentários parciais dele durante o inicio do "Cãopionato"...

    COBARDES

    ResponderEliminar
  3. Um cão ressabiado à solta só vomita raiva.

    ResponderEliminar
  4. agora todos tem direito a opinar sobre o problema do benfica,ao menos digam logo todos de uma vez,o problema do benfica é ter uns dirigentes incompetentes,

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. rui vá para o caralho. Ninguém o leva a sério. Não passa de um idiota a fazer-se de gente. Incompetentes foram os seus pais que o fizeram sem terem feito análises primeiro.

      Fillon

      Eliminar
    2. Olha mais um que nao me leva a serio mas nao resistiu em ofender os meus pais,Tiveste piada,quase tanta como um cagalhão a flutuar no mar

      Eliminar
    3. Você é mesmo burro, eu não ofendi os seus pais, apenas disse que se tivessem feito análises 1º você não teria nascido. Compreendeu agora?

      Fillon

      Eliminar
  5. Os problemas do lobo é o peso dos cornos que o obriga a estar sempre de cócoras!

    ResponderEliminar
  6. ESTE RUI É UM INFILTRADO, IGNOREM O GAJO
    QUER SER IRONICO E NEM CINICO È, É UM MONTE DE ESTERCO

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. infiltrado deves ter sido tu no rabo quando eras pequeno e ficaste assim,parado no tempo com a mania da perseguição

      Eliminar
  7. Ao responsável do blog creio que considerando alguns conteúdos de alguns participantes,está na hora de por ordem nisto,exigindo comentários sem ofensas seja a quem for,mesmo que isso o obrigue a fazer uma pré~visualização.
    Quando se cria um blog, o responsável assume a responsabilidade total de tudo o que ele diz e sabe que há forma de banir todo o conteúdo impróprio.
    Vamos ter respeitinho e se queremos opinar que o façamos com respeito e elegância.

    ResponderEliminar
  8. mais um parvalhão e porqueiro no Minho ..

    ResponderEliminar
  9. mas não sabia que os " jesuítas de braga " agora eram umas virgens ofendidas, q so elas podem ofender em liberdade desde q não digam filhos da fruta !

    ps: e com o mesmo respeito e elegância q esse troglodita VERDE faz contra a instituição Benfica ou e mentira mais QUEM SÃO VOCÊS PARA DAR LIÇOES DE MORAL AOS OUTROS ..
    não gostam ponham na VEIRA DO PRATO como nos temos de fazer

    ResponderEliminar
  10. mas quem são estes charlatãs [jesuíta] ou troca tintas [ Luís Freitas Lobo, para fazer declarações destas sobre o Benfica ou sobre os o pinadores BENFIQUISTAS...

    QUEM LHE PEDIU ESTE SERMÃO !
    JA SEI DEVE SER MAIS UM PORCO azule verde INFILTRADO de certeza absoluta

    ResponderEliminar
  11. SEM PALAVRAS ….A IMBECILIDADE HUMANA ME CAUSA NAUSEAS…POBREZINHOS ESTES AZUIS E VERDES !!!!!!QUE VERGONHA EU TENHO DE PERTENCER A ESSA RAÇA IMUNDA TIPO JESUITA OU VERDE DE RAIVA MAFIOSA ..


    ResponderEliminar
  12. porco é o ser humano no sentido real da palavra…
    e toda a seita q que ser respeitada e não respeitar os outros isso sim e de gentinha porca .
    calar os outros e de porcos q vivem a custa do povo isso sim...

    ResponderEliminar

Caro(a) Benfiquista,

Agradecemos a sua visita e solicitamos, antes de sair do blog, que deixe um comentário acerca do que acabou de ler.

O debate é livre, por isso tenha a gentileza de participar com educação, elevação, civismo e respeito pelos demais visitantes.

Só assim honraremos a história Grandiosa do nosso amado Clube!