sexta-feira, 25 de outubro de 2013

José Marinho: Jesus está esgotado e vai esgotar o Benfica


O que se está a passar no Benfica, com resultados pobres e exibições confrangedoras, é resultado de uma dependência quase obscena do clube em relação à capacidade do seu treinador para se constituir como factor de equilíbrio na luta pelos títulos com o FC Porto. É verdade que Jesus cometeu demasiados erros, durante quatro anos, que impediram até que os adeptos se juntassem no Marquês, para festejar, pelo menos, mais dois títulos nacionais. Mas também é verdade que a capacidade demonstrada pela equipa para estender até ao fim essa incerteza no campeonato, deveu-se, em grande medida, ao mérito indiscutível de Jorge Jesus.

Nos últimos dois anos, o Benfica não ganhou os campeonatos, mas objectivamente podia e devia tê-los ganho, porque foi a melhor equipa da competição. Durante quatro anos, a estrutura do Benfica escondeu-se atrás do mérito, do carisma e da personalidade do treinador, suspirando pelos títulos e rezando para que Jesus resolvesse tudo. Não resolveu e agora Jesus aparece esgotado e sem aparente capacidade para devolver, pelo menos, o bom futebol à sua equipa. 

Agora, que o treinador deixou se constituir como o factor de equilíbrio entre o Benfica e o FC Porto, começa a emergir, de novo, a insuficiência de tudo o que rodeia o plantel do Benfica e de todo o ambiente estrutural que devia compensar, como noutros clubes, um momento de fraqueza do seu treinador. Ou seja, agora devia ser a estrutura a levar Jesus ao colo, como, durante quatro anos, aconteceu precisamente ao contrário.

E é aqui que chegámos ao ponto. Jesus está esgotado e com isso vai esgotar o Benfica, a sua equipa e os jogadores. 

Ao contrário de muitos benfiquistas, não creio que o actual problema do Benfica se consiga alterar com a mudança de treinador. Do modo como estão as coisas, provavelmente Jesus acabará por deixar o Benfica da mesma forma que o encontrou. Amorfo, bisonho, complexado e desorientado. Gosto de recorrer à memória para colocar as coisas em perspectiva. Foi assim que Jesus encontrou o Benfica. 

Provavelmente é assim que Jesus deixará o Benfica. Sem que o clube e quem o dirige percebam onde está, efectivamente, o problema, nenhum outro treinador mudará nada de substancial na relação cada vez mais viciada entre o Benfica e o insucesso. É nisso que se devem concentrar os adeptos que, nos dias de hoje, se agitam a pedir a cabeça do treinador. Não é apenas ele que está esgotado é todo um modelo de governação no clube que, durante quatro anos, se escondeu atrás do sucesso relativo do futebol espectacular e empolgante que Jesus devolveu ao clube. Tudo o resto é conversa fiada e apenas servirá para adiar a resolução de um problema que se arrasta há mais de vinte anos e que os últimos presidentes do Benfica nunca conseguiram resolver.

-José Marinho, Facebook

13 comentários:

  1. Ja antes do jesus era so fracassos,a gente ficava anos seguidos atras do sporting,ouve até um ano que com o treinador mais bem pago da historia "quique flores" tivemos uma honrosa prestação na taça uefa onde ganhamos 1 ponto na fase de grupos,levamos 5 no olimpiacos e perdemos em casa com o metalist.Nesse ano ficamos em 4 e ganhamos a gloriosa taça lucilio batista.

    Hoje em dia...hoje em dia somos os bobos da festa do porto,eles festejam campeonatos no nosso estadio..2 anos seguidos o benfica tem o passarinho na mão,deixa o escapar...depois vem com as tretas da corrupção, nos nem uma taça de portugal ganhamos desde 2004, Temos sido eliminados pelo varzim,pelo leixões,pelo maritimo,pelo guimarães...é muita vergonha muita incompetencia junta eu ja nao aguento mais isto eu ja nem consigo apoiar nem torcer pelo clube o qual torci a vida toda porque ja nao aguento ver aquelas caras de fracassados,de aldrabões e ajoelhados á frente

    ResponderEliminar
  2. Este fdp é mais um vendido e mais um dos abutres à espera de tacho. Só saem do buraco quando está mau tempo.

    ResponderEliminar
  3. Dedicado uma vez mais ao infiltrado portista:

    « Sinceramente tenham compaixão.. a forma como esse portista mendiga atenção mete dó!
    O mais penoso é ver a triste figura que faz... pertencendo a um clube corrupto e tentando vastas vezes passar por Benfiquista.
    É hilariante perceber que tenta defender o próprio clube de acusações de batota... usando ele mesmo... a mentira.
    Sinceramente penso que é um caso psiquiátrico e que tem uma descompensação pelo facto de ser de um clube pequenino e trapaceiro e precisar de sentir a grandeza e integridade moral do glorioso.
    É que não desampara a loja, vive do Benfica e para o Benfica... tenho impressão que só lhe falta o cartão de sócio... o homem, já nem deve saber qual a cor da camisola do próprio clube.
    Não consegue estar sem o Benfica... mas como disse, apelo à compreensão... quem de nós não estaria já internado se o nosso clube fosse conhecido mais pela batatota e pelos tribunais em Portugal e mais ainda... pelas referências como clube corrupto a nível europeu.
    Enfim é natural que também estivesse - mos a pensar em mudar de clube... felizmente somos BENFICA, SOMOS HONESTIDADE, NÃO PRECISAMOS DE PEDIR ATENÇÃO E ESMOLAS AFECTIVAS NOUTRO CLUBE... NÃO SOMOS MENDIGOS »!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E depois da « chamada »... eis que não surpreendentemente alguém dá um passo em frente e diz... « infiltrado?... aqui estou»!

      « O mais penoso é ver a triste figura que faz... pertencendo a um clube corrupto e tentando vastas vezes passar por Benfiquista.
      « É hilariante perceber que tenta defender o próprio clube de acusações de batota... usando ele mesmo... a mentira ».
      « Não consegue estar sem o Benfica... mas como disse, apelo à compreensão... quem de nós não estaria já internado se o nosso clube fosse conhecido mais pela batota e pelos tribunais em Portugal e mais ainda... pelas referências como clube corrupto a nível europeu.»!

      Eliminar
    2. esse disco alem de ser mau esta riscado pah,troca de cassete

      Eliminar
    3. Ainda não me é possível alterar a realidade... daí a evidência repetida da corrupção e da presença de portistas perdidos em Blogs Benfiquistas!
      Seria agradável aos portistas habituados a distorcer as leis do jogo que a verdade fosse mutável... mas não efectivamente a verdade é sempre a verdade.
      Por outras palavras umas vez corruptos sempre corruptos... uma vez mentirosos sempre mentirosos...uma vez descontentes e envergonhados com o seu próprio clube sempre à procura de um clube honrado e integro que preencha essa lacuna emocional!
      Enfim... a realidade fala por si! Uma vez mais estás presente num Blog Benfiquista onde existem Benfiquistas que vivem satisfeitos, realizados e completos com o seu clube... sem precisar, querer ou pensar sem ter náuseas... na hipótese de mendigar atenção ou esmola afectiva no clube tão falso como a sua falsa fundação.
      Uma vez mais os Benfiquistas estão no seu devido lugar... o seu clube chega - lhes, a sua realidade basta - lhes.... e tanto que até têm pena e dó de quem se sente assim tão perdido e desprovido de bússola ou vergonha para sucessivamente « em forma de cassete ou disco riscado » se apresentar de forma mentirosa para defender o clube das mentiras.

      Eliminar
    4. Ah bom agora disseste tudo,es um benfiquista satisfeito e realizado e completo com o o teu clube,o que so prova uma coisa,tu é que de benfiquista tens ZERO.ou então es apenas um nabo,eu estou mais inclinado pra segunda

      Eliminar
    5. Compreendo que para um portista... a noção de satisfação por um clube dar o seu melhor e actuar de forma honesta e integra.... ainda que perca, seja totalmente incompreensível!
      Afinal o que é isso do « (des )porto »... a própria palavra o diz... desporto é sem porto...
      Jogar limpo, ser honesto e admitir que a bola é redonda e se pode perder... é algo estranho e surreal para um portista... que escândalo imaginar sequer a possibilidade remota de participar num encontro sem a habitual manipulação arbitral...
      E isso é infelizmente, algo que sabem os tribunais em Portugal, os portugueses( depois de porto ter aceite a condenação por corrupção desportiva de foram voluntária e nunca sequer a ter tentado contestar até ao tempo presente) e os estrangeiros ( Ferguson, Platini, Santiago Segurola director adjunto do jornal a marca,Rob Hughes - International Herald Tribune, David Walsh - Jornalista Chefe da Secção de Desporto do The Times, direcção do Villarreal, direcção do Málaga, Casagrande, etc ).
      Por último registo... reafirmo total satisfação por ser de um clube que pode ganhar ou perder e que não ganha por decreto.
      Sendo, que tudo o que digo... digo - o num Blog do Benfica, sem descompensações e complexos que me tenham levado a mendigar atenção em clube alheio... e sem precisar de chamar « nabo » ninguém... como já o disse e por definição, se a capacidade argumentativa e intelectual de alguém se reduz ao insulto... as suas palavras são melhor resumo de si próprio.

      Eliminar
    6. Game, set, match! Mas o facto é que a forma como o nosso futebol vem sendo gerido, honestamemte ou ñao, só beneficia...o Porto e portanto, autocrítica exige-se.
      CG

      Eliminar
    7. Concordo e principalmente pela frase « honestamente ou não »... pois muitos são os avançam logo para a difamação pura sem existirem provas factuais que comprovem a alguma fraude ou burla da nossa direcção.
      Sabemos que existe incompetência e inabilidade a gestão desportiva e isso é uma evidência clara... sendo, que devido à corrupção arbitral também muitos dos fracassos que ocorrem... ocorrem por isso mesmo.
      Daí concluir que o primeiro dos erros da direcção é falhar em tudo o que respeita ao combate à corrupção desportiva e passar o tempo a dar « tiros nos próprios pés » com apoios a dirigentes mais do que questionáveis ( por relacionamento com o porto ) para cargos importantíssimos do futebol português.

      Eliminar
  4. Os factos estão à vista, só não vê quem se agarra apenas às arbitragens.

    ResponderEliminar
  5. É verdade é que na era JJ em 11 jogos contra o Sporting, o Benfica somente perdeu 1 jogo, “com exibição de luxo do ARTUR SOARES DIAS”.

    Na altura não ficou esclarecido se essa arbitragem foi em beneficio do Sporting ou se era mesmo ………..em beneficio do F.C. Porto na corrida para o titulo.

    No ano passado com o Rio Ave a ganhar por 1-0, assinalou 2 penaltis favoráveis ao F.C. Porto permitindo a reviravolta no marcador e satisfeito com o seu brilhante contributo no resultado final do jogo, dirigiu-se a um adepto especial no Dragão para lhe oferecer a camisola do Jogo. O querido adepto ainda deve estar em êxtase, não é todos os dias que se recebe a camisola de um dos ídolos do clube, com o qual em todos os jogos em que ele participe O F.C. PORTO GANHOU 100% DOS PONTOS EM DISPUTA.

    No final do clássico no domingo vamos finalmente descobrir o verdadeiro beneficiado por Soares Dias, veremos a quem este arbitro desta vez vai oferecer a camisola do jogo.
    Podem consultar os dados estatísticos dos jogos com este arbitro nos últimos 6 anos em http://influenciaarbitral.blogspot.pt/2013/10/artur-soares-dias-arbitragem.html?showComment=1382702261322

    ResponderEliminar

Caro(a) Benfiquista,

Agradecemos a sua visita e solicitamos, antes de sair do blog, que deixe um comentário acerca do que acabou de ler.

O debate é livre, por isso tenha a gentileza de participar com educação, elevação, civismo e respeito pelos demais visitantes.

Só assim honraremos a história Grandiosa do nosso amado Clube!