quarta-feira, 30 de outubro de 2013

José António Saraiva espantado com resistência fisica dos jogadores do Porto


Muitas dúvidas desfizeram-se neste fim de semana. O FC Porto continua a ser a melhor equipa portuguesa. Contra o Sporting, pareciam seniores a jogar contra juniores. Todos os anos os seus adversários pensam: "Agora é que é!" 

Mas sai Falcão, sai Hulk, sai Moutinho, sai James, muda o treinador - e a equipa mantém o nível. Porque vão saindo as pérolas mas não sai o diamante - que se chama Pinto da Costa.

Há uma coisa que impressiona muito no Porto: a resistência física, a presença em campo, a entrega total ao jogo. Os jogadores do Porto disputam cada lance como se dele dependesse a vitória ou a derrota. Fazem carrinhos, atiram-se ao chão, esforçam-se, fazem faltas - mas não deixam o adversário jogar.

O curioso é que, enquanto os jogadores do Porto disputam todos os lances no limite e não se lesionam, os do Benfica estão constantemente a lesionar-se.
Como estender isto? 

Os de azul e branco esfarrapam-se todos e estão sempre aptos; os de vermelho parecem não querer sujar os calções e estão sempre magoados. No Benfica, as lesões sucedem-se a um ritmo estonteante. Um dia é Salvio, depois Amorim, depois Enzo, depois Markovic, depois Sulejmani, depois Fejsa, depois Gaitán, agora Siqueira. A que se deverá esta diferença abissal de resistência física? 

Danilo, Otamendi, Mangala, Alex Sandro, Fernando, Josué, Martínez jogam sempre em alta rotação e estão sempre disponíveis; os do Benfica jogam um jogo e ficam de rastos.

Volto agora a um tema que já tratei: os corredores laterais do Benfica. A equipa parecia de início ter extremos a mais - e hoje não tem nenhum extremo realmente bom. Há uma esperança chamada Cavaleiro. Vamos ver se se confirma. Mas quando Salvio voltar o que será dele? Poderá jogar no lado esquerdo? E o que será de Gaitán? Fica como "vagabundo"? Uma coisa é certa: o Benfica só recuperará a alegria de jogar quando os corredores laterais funcionarem.

À 9.ª jornada, a equipa ainda anda à procura de soluções, como se estivesse na pré-época. 

- José António Saraiva, jornal Record, 30 de Outubro de 2013

5 comentários:

  1. Quer saber porquê? Pergunte ao Póvoas que ele responde.

    ResponderEliminar
  2. Quando vão jogar para equipas estrangeiras passam semanas lesionados, casos de James, Moutinho etc.... A amarelinha faz milagres ó se faz...

    ResponderEliminar
  3. +1 idiota competente. Fosga-se, são mais que as mães!

    ResponderEliminar
  4. Casagrande e Deco explicam...

    ResponderEliminar
  5. Sai Falcão, sai Hulk, sai este, sai aquele, mas permanecem há décadas quem realmente desequilibra: os Guimaros, Calheiros, Augustos Duartes, Xistras, Proenças e dezenas de outros que são o garante de vitórias.

    O Casagrande tb tem algo a dizer sobre a condição física dos jogadores do porco.

    ResponderEliminar

Caro(a) Benfiquista,

Agradecemos a sua visita e solicitamos, antes de sair do blog, que deixe um comentário acerca do que acabou de ler.

O debate é livre, por isso tenha a gentileza de participar com educação, elevação, civismo e respeito pelos demais visitantes.

Só assim honraremos a história Grandiosa do nosso amado Clube!