segunda-feira, 26 de agosto de 2013

Luís Filipe Vieira: O Kadhafi dos pneus


O seu primeiro emprego é numa loja de pneus, a Morgado e Fernando, em Campo de Ourique. Responde a um anúncio e é contratado para empregado de escritório. Um mês depois já está atrás do balcão a vender pneus. Revela-se um grande vendedor e passa a gerir a parte comercial. Sempre considerou o proprietário da loja, Armando Marques, um bom professor, e a determinada altura fazem um acordo: além do ordenado, Vieira fica com o dinheiro de todas as jantes de liga leve que vender. É assim que consegue juntar um pé de meia e comprar o seu primeiro carro: um Morris GT 1275.

Começa a dar nas vistas e é contratado por outra empresa, a Celestino Gomes Bessa, onde aufere excelente ordenado para a altura, há mais de trinta anos: cem contos por mês. Antes dos 30 anos abre uma sociedade com Eduardo Carvalho, a Auto-Pneus da Póvoa. Muito trabalho e pouco tempo para a família numa altura em que nasce o primeiro filho, Tiago. A mulher ajuda-o no trabalho de escritório e cresce o império dos pneus.

Kadhafi, uma brincadeira

A ascensão no ramo dos pneus prossegue a todo o gás e Vieira acaba mesmo por receber a alcunha de Kadhafi dos pneus. Uma brincadeira que não leva a mal. «A alcunha foi posta por Gomes de Lourosa, um empresário do Norte, muito brincalhão. Quando comecei no negócio dos pneus era impensável alguém de Lisboa ir vender ao Porto. E nós íamos. Quando os nossos concorrentes tentavam vender qualquer coisa diziam-lhes que já nos tinham comprado. Dávamos conta de tudo. Éramos uns terroristas. E começaram a chamar-me Kadhafi. É uma alcunha carinhosa, não levo a mal», contou em entrevista à revista Sábado.

Mudança de ramo

Acaba por vender o negócio dos pneus e, na década de 80, entra no ramo da construção civil e imobiliária, onde faz fortuna, nomeadamente através da empresa Obriverca. O filho e algumas pessoas da sua confiança, nomeadamente José Gouveia e Almerindo Duarte, ajudam na gestão das empresas da família, sobretudo desde que foi eleito presidente do Benfica, a 3 de Novembro de 2003.

VIAGEM PELO MUNDO DO LUÍS, BAIRRISTA COM ORGULHO, COM VIRTUDES E DEFEITOS, MAS SEMPRE ÚNICO 

A história do Ventoinha
Por
Gonçalo Guimarães e Jorge Pessoa e Silva

13 comentários:

  1. Trabalhou muito para chegar onde chegou,e tem um percurso que se conhece de onde lhe veio o dinheiro,ao contrário de outros...mas o que interessa e é IMPORTANTE mesmo, Benfiquistas é o seguinte, pois é aí que tudo se irá decidir:
    Qual é o objetivo da Benfica Tv?
    -Ganhar bastante mais do que lhe era proposto pela SportTV.
    -Enfraquecer a Sport TV (SportTV FCP/SCP),menos clientes ,menos dinheiro a distribuir pelos Dragartos.
    -Não sermos penalizados com as imagens que só mostram o que lhes interessa (anti-Benfica).
    -Obrigá-los a baixar os preços de assinante.
    -E nós se queremos ser GRANDES é IMPERATIVO que deixemos de pagar a Sport Tv(os jogos fora veem-se em casa de um amigo,café,internet ou outro local...não podemos ir em grupo com a sportv live(SportTv ZERO).
    -Jogos do Benfica sempre ás 15/16 horas de forma a enchermos o Estádio,e fazer dele o Inferno da luz para as equipas contrárias e para os árbitros.
    Se estivermos unidos,podemos ser 300.000/400.000,e ai com mais 5€ mês(eles baixam o preço e nós subimos)podemos deixar de vender os nossos craques,mais tarde ou mais cedo, começamos a ganhar e ninguem nos pára,este ano vão querer deitar-nos ainda mais abaixo, com as arbitragens do costume, e nos jogos fora vão mostrar tudo e mais alguma coisa, que puderem,mas quando dinheiro começar a ter de ser reduzido por aquelas bandas,o império da corrupção e dos avençados jornalistas,irá desmoronar-se... e esses PAPAGAIOS...vão acabar por ficar a falar sozinhos,ou...a escrever para eles.
    Adiram sem falta á BENFICATV e cortem tudo com a sporttv.


    ResponderEliminar
    Respostas
    1. .
      golooo de kelvin aos 92!!!!!!!!

      Eliminar
    2. Vai Kel vai chuta chuta ............. GOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO

      Eliminar
    3. Vamos voltar a apagar a luz na Luz e fazer a rega funcionar !!!!

      Eliminar
  2. É ver como o Oliveirinha já se vai desfazendo do império na comunicação social,Agora vai a sporttv mas até o corrupto mor já começa a declarar falência a uma das empresas que mais dava cobertura à lavagem de dinheiros. Isto só leva mais tempo porque existe por ai muito infiltrado no SLB para ver se emperra a marcha da máquina da kustiça. Mas há uma máquina que eles não conseguem parar.É a maquina da vida...

    ResponderEliminar
  3. Muito trabalho ,dedicação ,talento.Há outros que sobem na vida a enganar ,roubar ,ameaçar ,corrupção como o P. Costa.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. es um cão esse ai e k é ladrão

      Eliminar
  4. FILHO DA PUTA DO ORELHAS É O MAIOR PASSADOR DE PÓ BRANCO DE PORTUGAL JUNYAMNETE COMO O SOCIO JORGE SECO, É DAI QUE LHE VEM A FORTUNA

    ResponderEliminar
  5. http://arquivodabola.wordpress.com/2010/10/10/luis-filipe-vieira-julgado-e-condenado-por-roubo/

    ResponderEliminar
  6. Caros benfiquistas:

    Convém relevar os actos de honestidade do actual presidente:
    -600 milhões de euros ao BES;
    -17 milhões ao BPN;
    -Condenação por roubo;
    -Condenação por furto;
    -Acusação no caso Mantorras.
    Actos bem reveladores da idoneidade de Luis Filipe Vieira.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Afinal, João Vale e Azevedo, não passa de um anjinho comparado com o acima exemplo de idoneidade.

      Eliminar

Caro(a) Benfiquista,

Agradecemos a sua visita e solicitamos, antes de sair do blog, que deixe um comentário acerca do que acabou de ler.

O debate é livre, por isso tenha a gentileza de participar com educação, elevação, civismo e respeito pelos demais visitantes.

Só assim honraremos a história Grandiosa do nosso amado Clube!