sexta-feira, 30 de agosto de 2013

António Oliveira: Jesus na pele de Vítor Pereira

 

Há quase três anos que o Sporting não chegava ao dérbi com mais pontos que o rival Benfica. É certo que ainda só foram cumpridas duas jornadas, mas não deixa de ser um interessante aperitivo para o jogo de amanhã. Duas equipas, a atravessar momentos anímicos completamente diferentes, querem aproveitar esta partida para reforçar os índices de confiança. Para os leões, ganhar significaria o melhor arranque desde 2008, enquanto as águias pretendem provar que o abalo da entrada com o pé esquerdo já passou.

O Benfica ainda está à procura do seu melhor rendimento. É curioso verificar que Jorge Jesus, neste momento, se deva estar a sentir na pele de... Vítor Pereira. Sim, esse mesmo que está a pensar. Tal como aconteceu com o ex-treinador portista há dois anos, o técnico encarnado está forçado a lidar com o facto de vários elementos nucleares da equipa do ano passado não estarem focados a 100% no clube, querendo rumar a outras paragens e mantendo a esperança de que um contrato chorudo ainda possa surgir até ao fecho do mercado.

Para um treinador, não é fácil lidar com esta situação dentro do balneário. E se não saber com que peças do puzzle contar já é um problema, junte-se-lhe também a instabilidade criada com o "caso Cardozo". Por via disso, tem sido necessário testar outras opções, recorrer aos reforços mais depressa do que o previsto, sem que estes (não é a qualidade que está em causa) tenham tido tempo de assimilarem em pleno as ideias de Jorge Jesus.

E é neste processo de "reinvenção" da equipa, em fase de experimentalismos, digamos assim, que o Benfica chega ao dérbi de Alvalade. Esta partida poderá dizer se a derrota da jornada inicial com o Marítimo foi um mero acidente de percurso ou se a má fase vai ter continuidade. Uma vitória na casa do rival seria um tónico importante para embalar a equipa, mas o contrário também pode acontecer.

É que os encarnados vão encontrar um Sporting galvanizado com as duas goleadas aplicadas a Arouca e Académica, com a equipa de Leonardo Jardim a ter claramente uma palavra a dizer na discussão do dérbi. E que diferente está este leão, em relação à tristeza que se viu na época passada. Nota-se que é uma equipa com princípios de jogo definidos, muito mais equilibrada em termos defensivos e apresentando uma maior acutilância no processo ofensivo. Mesmo com os problemas que envolvem atletas importantes como Bruma e Labyad, entre outros, a verdade é que há muita matéria-prima de qualidade em Alcochete.

Ao contrário do que acontecia antes, a equipa leonina está a conseguir exercer uma forte pressão sobre o adversário nos momentos em que perde a bola. Será muito interessante ver como se vai comportar o bloco alto sportinguista nos duelos com os médios e defesas do Benfica. A disputa promete ser eletrizante. Por outro lado, este será o primeiro teste às reais capacidades da equipa de Jardim, para vermos como é que esta se baterá perante um candidato ao título e se poderá ter igualmente o mesmo tipo de aspirações.

Acredito que este Sporting tem condições para lutar por um dos três primeiros lugares. É um leão de ambições renovadas, a jogar melhor futebol e com um trunfo que poderá ser muito importante no decorrer da temporada: por não participar nas competições europeias deste ano, a equipa vai chegar mais fresca aos momentos decisivos da época. E isso poderá fazer a diferença. 

- António Oliveira, jornal Record, 30 de Agosto de 2013

Sem comentários:

Enviar um comentário

Caro(a) Benfiquista,

Agradecemos a sua visita e solicitamos, antes de sair do blog, que deixe um comentário acerca do que acabou de ler.

O debate é livre, por isso tenha a gentileza de participar com educação, elevação, civismo e respeito pelos demais visitantes.

Só assim honraremos a história Grandiosa do nosso amado Clube!