terça-feira, 23 de julho de 2013

Octávio Ribeiro aborrecido por RTP transmitir futebol na RTP Informação


Este verão são já perto de uma dezena os jogos de futebol de manifesto interesse do público que a RTP decide transmitir no seu canal reservado aos que podem pagar TV por cabo. O Estado poder marcar presença com uma estação de televisão na competição do cabo é, já de si, muito discutível. 

Reservar aos que dispõem de meios financeiros para a oferta de cabo jogos de elevado interesse - o último caso foi um Benfica-Belenenses, no passado domingo -, é uma afronta aos que pagam, até na fatura da eletricidade, para que o serviço público de televisão possa existir.

Uma declaração de interesses: sou responsável pela CM TV e, por isso, diretamente prejudicado, na competição pelas audiências, que se deseja frutuosa para os consumidores, sempre que o canal público, no cabo, saca de armas como o futebol em direto, ou outro desporto com elevado índice de consumo. 

Mas a opinião que publico sobre este tema há quase duas décadas sempre foi no mesmo sentido. Sempre defendi que o desporto em geral e o futebol em particular são um bem que gera elevado interesse no público. 

A seu tempo, bati-me contra a canalização do futebol para ofertas de cabo. Talvez por conhecer o país real, sempre defendi que o desporto devia fazer parte integrante da oferta de um canal de acesso universal pago por verbas públicas. E sempre sublinhei a relevância do futebol português como arma diplomática, veículo de afetos entre este pequeno país europeu e as populações dos estados africanos a que deu origem. Elo entre Portugal e os que entrega à diáspora.

Mas as vistas nunca foram tão curtas. Agora já nem os mais pobres em Portugal têm direito a ver todo o futebol transmitido na televisão pública que o seu parco dinheiro ajuda a pagar.

E não venha o ministro Poiares Maduro dizer que se trata de uma mera decisão de programação. Como? Não se importa de repetir, após refletir um pouco?

- Octávio Ribeiro, jornal Record, 23 de Julho de 2013

1 comentário:

Caro(a) Benfiquista,

Agradecemos a sua visita e solicitamos, antes de sair do blog, que deixe um comentário acerca do que acabou de ler.

O debate é livre, por isso tenha a gentileza de participar com educação, elevação, civismo e respeito pelos demais visitantes.

Só assim honraremos a história Grandiosa do nosso amado Clube!