quarta-feira, 22 de maio de 2013

Vítor Serpa: Maior a alegria e maior a tristeza


Maior a alegria e maior a tristeza. Ponto final na Liga. O vencedor do costume, sim, mas, desta vez, não com a facilidade do costume. Foi um final vibrante que, aliás, deu origem a uma manifestação de festa portista mais intensiva. 

Ouvi, num canal televisivo, um dos adeptos em êxtase declarar que a euforia era maior, porque muito maior fora a dificuldade. Entende-se o raciocínio.

Para os benfiquistas também será possível que digam que a tristeza foi maior. Ficar a dez ou mais pontos de distãncia do vencedor não causa a melancolia de perder um·campeonato por um ponto, depois de um empate em casa com o Estoril. Dirão os portistas que por um ponto e até por um golo se ganha ou se perde e que essa menor diferença não perturbará o mérito. Dirão os benfiquistas que este foi o campeonato que o Benfica perdeu, antes do FC Porto o ganhar, o que tornaria a vitória portista num mérito mais relativo.

Seja como for, o FC Porto soma mais um título e mais um tri, sendo notável que tenha vencido nove campeonatos nos últimos onze anos. Não menos notável é que esse facto não tenha produzido efeitos arrasadores na dimensão e na popularidade do Benfica que continuará, certamente, a constituir, na próxima época, a mais séria ameaça à hegemonia do Dragão. 

Tem razão o FC Porto para temer que um dia a situação se inverta. Um poder feito também de hegemonia desportiva do Benfica poderia, de facto, tornar-se avassalador e poderia ter efeitos destruidores no equilíbrio que, apesar de tudo, se mantém.

Fica ainda esta época, para o Benfica, a hipótese de vencer a Taça de Portugal. Um género de prémio de consolação, para quem esteve à beira de ganhar tudo. Mas também ainda há um risco sério de não ganhar nada.» 

- Vítor Serpa, jornal A Bola, 21 de Maio de 2013

Sem comentários:

Enviar um comentário

Caro(a) Benfiquista,

Agradecemos a sua visita e solicitamos, antes de sair do blog, que deixe um comentário acerca do que acabou de ler.

O debate é livre, por isso tenha a gentileza de participar com educação, elevação, civismo e respeito pelos demais visitantes.

Só assim honraremos a história Grandiosa do nosso amado Clube!