sábado, 18 de maio de 2013

Rui Santos: Benfica jogou o melhor futebol, mas...


O Benfica foi esta época a equipa que jogou melhor futebol, mas cometeu erros graves em momentos cruciais. Faltam 90 minutos para a atribuição do título (nada é certo à entrada da última jornada) mas, independentemente do que acontecer na Luz e na Capital do Móvel, o presidente dos encarnados, Luís Filipe Vieira, tem muito para reflectir no ataque às próxima(s) temporada(s).

É que, esta época, Jorge Jesus conseguiu disfarçar, com trabalho e muita imaginação, alguns défices de constituição do plantel, algo desequilibrado para a forte exigência que a certa altura se lhe deparou, no campeonato, na Liga Europa e na Taça de Portugal. O Benfica, do meio-campo para a frente, tinha soluções de luxo, mas as alternativas para alguns lugares não correspondem (nem corresponderam) à tentativa de implementação de uma rotatividade que se impunha.

Preto no branco: mesmo com um ataque de grande capacidade; mesmo com médios-ala e extremos de qualidade, faltaram laterais e centrais alternativos e faltaram soluções para retirar sobrecarga a Matic e Enzo, insuperáveis no meio-campo. As saídas de Witsel e Bruno César não foram compensadas. Em Dezembro/Janeiro, algo deveria ter sido feito para dotar o plantel de um maior equilíbrio. São erros que não se podem cometer. Como não se podem cometer erros como aqueles que foram cometidos frente ao Estoril (Artur, Carlos Martins...), FC Porto (Roderick...) e Chelsea (Jardel e André Almeida)... Não foi apenas falta de sorte. Foi também má planificação, negligência na (re)construção do plantel e erros individuais, que assentam numa menor qualidade dos executantes. Interessa agora ao Benfica discutir, internamente, o modelo. Claramente, o treinador precisa de ser reenquadrado.

Não há desculpas: se o FC Porto vencer amanhã o Paços de Ferreira – o resultado mais lógico, num jogo decisivo para os portistas –, o Benfica fica a dever a si próprio e aos seus deméritos a conquista do título de campeão nacional. Porque teve o pássaro na mão e permitiu que o seu rival, meio surpreendido com a dádiva concedida no jogo com o Estoril, passasse a ter o controlo dos acontecimentos.

Numa Liga muito equilibrada no topo da classificação, com FC Porto e Benfica a demonstrarem grande valor, distintivo de todas as outras equipas, o clássico do Dragão funcionou como uma espécie de tira-teimas. Sem polémicas de arbitragem, as duas melhores equipas portuguesas, muito similares na sua capacidade mas diferentes na maneira de jogar, ficaram entregues a si próprias. E o FC Porto foi, outra vez, como tem acontecido na esmagadora maioria dos jogos com os encarnados, mais eficaz e superior nos 90 minutos.

Por isso, se o FC Porto demonstrar a sua superioridade em Paços de Ferreira, não há nada a contestar. Apenas os erros cometidos pelo Benfica, que foi a equipa que durante a época exibiu o melhor futebol. Numa Liga muito equilibrada no topo, a diferença deveria ser estabelecida pelo conjunto que jogou o melhor futebol. Mas nem sempre é assim – e o FC Porto pode estar a hora e meia de aproveitar o brinde. É bom, todavia, não menosprezar a capacidade de resposta do Paços de Ferreira, que fez um grande campeonato como equipa-sensação. O FC Porto é favorito, não costuma desperdiçar estas oportunidades de ouro e esperemos que este jogo (de alto risco) se dispute com empenhamento total de parte a parte, sem pressões externas, sem incidências que coloquem em causa a verdade desportiva e num clima em que seja possível preservar a integridade da competição. E que, no final, vencedores e vencidos se saibam respeitar!

-Rui Santos, jornal Record, 18 de Maio 2013

5 comentários:

  1. O Benfica jogou o melhor futebol mas o Porto joga sempre com os melhores árbitros.

    Xistra: Académica Benfica 2 penaltys inexistentes
    Soares Dias: golo mal anulado ao Cardozo no Benfica v Braga que dava o 3-2.
    6 penaltys por marcar em 5 jogos contra o Porto.
    Adiamento do jogo Setubal v Porto para uma data além do que permitem os regulamentos dando derrota para ambos os clubes, portanto...

    Só em beneficios diretos dá 6x3=18 pontos duvidosos.

    ResponderEliminar
  2. O que este cabrito (cruzamento mulato/branco) escreve não passa de frustração de bastardo e é como jogar na lotaria.Uma no cravo, outra na ferradura para poder ter audiência até que, outra vez, para acalmar o grelo, alguém lhe aplica umas boas lamparinas no focinho como aquela que levou, faz tempo, no Bairro Alto e em plena via pública.
    É verdade, eu vi e só não levou mais porque nem corpo tem para aguentar um espirro.
    Continua a por-se a jeito.

    ResponderEliminar
  3. Victor Santos, representa a casta de vaidosos, que apenas sabem viver, sem que isso tenha produzido euros de riqueza, ganhar a vida a falar, faz lembra aqueles que criticam tudo depois do acontecimento. O tio que já nos deixou, deve dar saltos quando houve este triste. faz lembrar o ditado escrito nas casas de banho lá na fábrica, neste lugar solitário, onde todo o fraco faz força e todo o valente se c a g a !

    ResponderEliminar
  4. O que falhou neste Benfica é sempre a mesma coisa nos finais de época...
    Fisicamente falha sempre... é incompriencivel como é que o Benfica nao vai buscar um preparador fisico competente...e como é que nao hà mais rotaçao de jogadores Salvio nos ultimos 5 jogos nem se astrevia a correr o Urreta jogou so uma ou duas veses asim como outros jogadores...Benfica tem um bom plantel so é mal aproveitado.

    ResponderEliminar
  5. O BENFICA NÃO PERDEU O CAMPEONATO COM O ESTORIL MAS SIM COM O PORTO!! EM CONFROTO DIRECTO COM O PORTO SO FEZ 1 PONTO( 1 EMPATE, 1 DERROTA) AO CONTRARIOFC FRUTA FEZ 4 PONTOS( 1 EMPATE , 1 VITORIA).ORA O EMPATE NA LUZ FOI MUITO CONCEDIDO TREMIDEIRA DO ARTUR, DERROTA NO DRAGÃO TREMIDEIRA DO JJESUS.

    ResponderEliminar

Caro(a) Benfiquista,

Agradecemos a sua visita e solicitamos, antes de sair do blog, que deixe um comentário acerca do que acabou de ler.

O debate é livre, por isso tenha a gentileza de participar com educação, elevação, civismo e respeito pelos demais visitantes.

Só assim honraremos a história Grandiosa do nosso amado Clube!