sexta-feira, 24 de maio de 2013

Luís Pedro Sousa analisa situação dos treinadores dos 3 grandes


1 - Estranhamente, o país desportivo reuniu um consenso alargado em torno das eventuais renovações de contrato de Vítor Pereira e Jorge Jesus. O primeiro, que nos últimos dois anos ganhou tudo o que era importante e expectável, não tem, segundo a maioria da opinião pública e publicada, carisma para continuar no FC Porto. O segundo, que nos últimos três tudo de relevante perdeu, está ainda a construir algo soberbo, pelo que o Benfica tem obrigação segurá-lo com unhas e dentes, custe o que custar. Viva a coerência!

2 - Obviamente que Vítor Pereira não é o melhor treinador do Mundo nem Jorge Jesus personifica o cúmulo da incompetência. São dois treinadores de alto nível, embora com resultados díspares num passado recente. O do FC Porto, mesmo sem elevada nota artística, somou êxitos. O do Benfica implementou um futebol por vezes espetacular, soube lançar e adaptar jogadores, mas, em termos de resultados, tem para apresentar vários desaires traumatizantes. Depois da época do título, Jesus perdeu dois campeonatos em que tinha avanço apreciável, uma Taça de Portugal, após vitória por 2-0 no Dragão, e o apuramento para uma final da Liga Europa diante do Sp. Braga, adversário historicamente mais fraco. Neste período, há três Taças da Liga conquistadas e, talvez, uma Taça de Portugal a erguer no domingo no Jamor, se o V. Guimarães não causar mais uma surpresa. Disse Jesus, numa recente conferência de imprensa, que “muitos nem à praia chegam”. Com a qualidade dos plantéis de que dispôs, o estranho seria afogar-se em alto-mar...

3 - Quem já tem o comando técnico decidido para a próxima época é o Sporting. Costuma dizer-se que seja boa ou má, o que importa é haver uma decisão em tempo útil, pelo que neste domínio Bruno de Carvalho mostra que sabe o que quer. Saiu Jesualdo Ferreira, depois de assinar um bom trabalho, embora demonstrando que no futebol não há deuses nem mágicos, e entrou Leonardo Jardim, após aceitar o papel de simples treinador. O Sporting voltou agora a ser candidato ao 3.º lugar... ou até algo mais, se FC Porto e Benfica não souberem substituir os jogadores que já estão a gerar vendas volumosas.


-Luís Pedro Sousa, jornal Record

Sem comentários:

Enviar um comentário

Caro(a) Benfiquista,

Agradecemos a sua visita e solicitamos, antes de sair do blog, que deixe um comentário acerca do que acabou de ler.

O debate é livre, por isso tenha a gentileza de participar com educação, elevação, civismo e respeito pelos demais visitantes.

Só assim honraremos a história Grandiosa do nosso amado Clube!