sexta-feira, 17 de maio de 2013

José Ribeiro manda recado a Vieira: Querer não é poder


Na ressaca da vitória na final da Liga dos Campeões em 2004, o presidente do FC Porto, Pinto da Costa, assumiu um objetivo/desejo: regressar a uma final da mesma competição em menos de 17 anos. Porquê 17 anos e não 15 ou 20? Entre as finais ganhas em 1987 e 2004 distavam precisamente 17 anos, pelo que o desafio passava por encurtar esse período de ausência. Foi um desejo excessivo? Bom, já passaram 9 anos sobre a gloriosa noite de Gelsenkirchen, portanto o FC Porto ainda tem 7 anos para dar essa prenda a Pinto da Costa (a final ganha na Liga Europa em 2011 atenuou o passar dos anos).

Na ressaca da derrota na final da Liga Europa, na quarta-feira, o presidente do Benfica, Luís Filipe Vieira, também formulou um objetivo/desejo: para o ano voltamos cá. Não se referia, creio, à Liga Europa, mas à Liga dos Campeões, que vai ser decidida... no Estádio da Luz. Mas uma final europeia não se calendariza. Pode traçar-se um plano de ação mais ou menos consistente e criar as condições para lutar pelo objetivo num determinado período. Dificilmente a um ano. Porque nem todo o dinheiro do Mundo compra essa certeza, como muito bem sabem o Real Madrid ou o Manchester City (clubes a quem, por exemplo, o Benfica vendeu três dos seus melhores jogadores...). E os sorteios têm, numa prova a eliminar, um papel decisivo. Que não se consegue controlar.

Compreendo a frustração do líder do Benfica ao perder de forma tão inglória a Liga Europa. Assim, atribuo à emoção do momento tal reação espontânea. Se bastasse querer para se poder, o Benfica não teria passado 23 anos seguidos a ver as finais europeias na televisão.

Também interpreto as palavras de Jesus sobre a (hesitante) renovação à luz da frustração daquele momento. A derrota, diz, vai levá-lo a pensar muita coisa. Provavelmente concluirá o mesmo que Luís Filipe Vieira: com um plantel mais equilibrado, principalmente na defesa, talvez hoje se sentisse no céu e não no inferno. Talvez. Mas a história no futebol não se faz de “talvez” nem de “se”. Faz-se de vitórias. O Benfica já não “cheirava” a possibilidade de acumular tantas numa época há muito tempo. Uma vez que agora voltou a conhecer o “cheiro” do sucesso, o melhor caminho, parece-me, é o de seguir em frente e trabalhar para lhe sentir o sabor.

Vieira terá um desafio enorme pela frente nas próximas semanas: segurar na Luz, pelo menos mais um ano, aqueles que fazem uma grande diferença. Como Jesus, Matic, Enzo, Garay ou Gaitán.


-José Ribeiro, jornal Record

2 comentários:

  1. Eu não percebo estes gajos, quando não se vai ha uma final é porque não se vai, quando o presidente não tem ambição é porque não tem ambição estes gajos são todos os genios da treta a falar de futebol, se for preciso muitos nem dão dois toques numa bola, outros se for preciso quase nunca tocaram numa bola de futebol e depois gostam de dar postas de pescada.

    ResponderEliminar
  2. sem duvida k falar e muito bonito mas fazer e k e mais complicado foi um grande benfica e um grande jogo para quem dizia k ja tava perdida a final antes de ser jogada enganarao-se o benfica voltou a ser equipa e isso para mim e uma grande vitoria forca benfica sem corrupcao benfica campeao

    ResponderEliminar

Caro(a) Benfiquista,

Agradecemos a sua visita e solicitamos, antes de sair do blog, que deixe um comentário acerca do que acabou de ler.

O debate é livre, por isso tenha a gentileza de participar com educação, elevação, civismo e respeito pelos demais visitantes.

Só assim honraremos a história Grandiosa do nosso amado Clube!