quinta-feira, 30 de maio de 2013

Carlos Daniel: O melhor é a saída de Jorge Jesus



Os gestores interrogam-se: "Quando é necessário mudar?", e respondem: "Antes que seja necessário." O timing de alterar um rumo é sempre difícil de definir, em particular se mexe com emoções, o que é permanente no futebol. É esse o dilema dos principais dirigentes do futebol português nos últimos tempos, de todos eles: estará na hora de mudar?

Bruno de Carvalho, o mais inexperiente, mas também o que tem mais para fazer, foi o primeiro a mudar. Não quis, recém-entrado, entregar a "chave na mão" de Jesualdo Ferreira. Num clube que tem mais problemas - apesar de tudo- à volta da equipa que na própria equipa, optou por não delegar todo o poder no homem que não aceitava mandar numa só parte. Caiu Jesualdo. Se a opção vai funcionar ou não - mesmo com ambição limitada - dependerá sempre da qualidade do plantel à disposição do competente Leonardo Jardim.

António Salvador decidiu mudar, como se subentendia há meses e se tornou evidente com as decisões produzidas aquando do último jogo da Liga. José Peseiro tem feito questão de lhe lembrar - e bem - que mudar, quando se tem um contrato, rima com indemnizar. O sucesso da decisão dependerá muito da competência do sucessor, que terá no mínimo de ser idêntica à do homem que parte. E não é fácil.

Pinto da Costa também duvida quanto à melhor opção, por muito que tudo nele pareça estratégico. Com o campeonato quase perdido, buscou sucessor para Vítor Pereira e tinha uma mão cheia para escolher. De repente, o que tinha em mãos era um treinador bicampeão. Será fácil encontrar quem faça melhor que Vítor Pereira e pelo mesmo preço? A prudência, neste caso, recomenda continuidade mas para o presidente do FC Porto a estabilidade nunca foi um fim, antes um meio de chegar aos títulos. Enquanto adia a decisão, e no meio de elogios ao treinador rival, faz alguns benfiquistas temerem a enésima repetição de um filme antigo: ver ganhar no Dragão quem não o consegue na Luz. Duvido que haja verdadeira intenção disso mas não deixará ser uma tentação ao seu estilo: pegar num Jesus de joelhos e levantá-lo do chão.

Quem verdadeiramente quis Jesus, e até ao fim, foi Luís Filipe Vieira, e por convicção - acredito - mais do que por medo de perder o técnico para o rival. O presidente do Benfica manteve até ao limite a intenção de renovar e só um final de época apocalíptico o faria reequacionar tudo. O problema é que tal aconteceu. E Vieira já não pode agora sequer depender da vontade de Jesus, que é a ele que compete decidir, mesmo se, por ter falado cedo de mais, se colocou agora entre a espada e a parede, ou seja, entre a palavra dada e o que agora parece evidente ser melhor, tanto para o clube como para o próprio treinador: a saída.


-Carlos Daniel, Diário de Noticias

8 comentários:

  1. Costumo concordar com o Carlos Daniel, e até gostava de o ver no Benfica, a ajudar o departamento de comunicação.

    Mas com este artigo dele, duvido já que isso possa acontecer.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tenho satisfação por este jornalista, com J GRANDE ser do Benfica. A este, nem o PC o ataca (muito). No departamento de comunicação? Não tem perfil. Não pode ser tão .... correcto. E desculpe mas não li nada que pudesse ser menos próprio para com o Benfica.

      Eliminar
  2. Eu não percebo o porquê de tanta sumidade a dar a sua soberba "opinião" encomendada acerca do SLB e vejo noutro local zero de opinião e com caso semelhante.
    Mas só se sucede isto porque em relação ao SLB tudo o que dizem nada lhes acontece, e nos corruptos ou se calam com fruta, ou com pancada.

    ResponderEliminar
  3. Se renovar com JJ e não resultar depois terão que sair os dois.

    ResponderEliminar
  4. Isto é inadmissível. Já passaram 4 dias e nem uma mera comunicação. Esta actuação é de uma mediocridade incrivel, isto é que é amadorismo puro.
    Se as empresas vivem à custa dos clientes, os clubes sobrevivem com os sócios e adeptos. Não perceber isto é não saber o que anda fazer. Parece que o Benfica está refém de um treinador mediocre!!! Mais não digo.
    Estou revoltado porque se renovarem com JJ teremos mais do mesmo.
    So deixo este alerta! Que motivação terão os jogadores que ficarem sabemdo de antemão que vão levar, novamente, com os mesmos métodos, a mesma filosofia de treino, a mesma gestão dos recursos, etc. de um treinador que já todos percebemos não resulta. Lembrem-se mais uma vez que o 1º ano que foi campeão, muito contribuiu a punição dos jogadores do FCP.
    SÓCIOS E ADEPTOS ACORDEM!!!!
    VC

    ResponderEliminar
  5. Treinador: Louis Van Gaal
    Tr.Adjuntos: Carlos Mozer; Bruno Lage

    GR- Artur; Oblak; Paulo Lopes

    DEF- Luisão; Dragovic; Paulo Oliveira; S.Vitória; Insua; Ruben Ferreira; Maxi; A.Almeida

    MÉD- Matic; M.Fernandes; Enzo; Filipe Augusto; Sálvio; Sulejmani; Ola John; Markovic

    AV- Lima; Ghillas; Rodrigo

    Intercalar equipa B: Cancelo; Fabio Cardoso; André Gomes; Miguel Rosa; Bernardo; Nélson Oliveira.

    custa muito?? ..


    JB

    ResponderEliminar
  6. Aconselho todos os benfiquistas,do Norte,do Centro,do Sul e do Mundo a não frequentarem o restaurante Ancora Violeta,em Leça da Palmeira,co-propriedade de James Rodriguez,onde a equipa festejou a conquista do título,tirando fotos com os empregados, e o Bimbo,acompanhado do resto da SAD,foi festejar a derrota do SLB no Jamor.A empresa ufana-se disso,como pode ver que quiser ir ao google.Nem mais um cêntimo encarnado para esta corja

    ResponderEliminar
  7. É pena todos os dirigentes do Benfica e da SAD não pensarem o futebol como o Carlos Daniel e terem a mesma opinião que ele em relação ao tema Jorge Jesus.
    Gostava bem de o ver à frente da SAD e com especial influência no Futebol sénior.

    ResponderEliminar

Caro(a) Benfiquista,

Agradecemos a sua visita e solicitamos, antes de sair do blog, que deixe um comentário acerca do que acabou de ler.

O debate é livre, por isso tenha a gentileza de participar com educação, elevação, civismo e respeito pelos demais visitantes.

Só assim honraremos a história Grandiosa do nosso amado Clube!