segunda-feira, 15 de abril de 2013

Rui Tovar analisa adversário do Benfica na meia-final da Liga Europa


Com Chelsea e Basileia também na calha, o sorteio da UEFA destinou como adversário da equipa da Luz o sempre incómodo Fenerbahce da Turquia. Sem se poder dizer com rigor que os suíços do Basileia constituiriam o opositor mais acessível - afinal têm registado uma carreira também ela muito positiva - a verdade é que a formação turca infunde o seu respeito, sobretudo enquanto anfitriã.

Com efeito, quando se fala do futebol turco é o factor-ambiente a credencial que logo se aponta como a mais importante e só depois surgem as considerações àcerca das "performances" ao nível da competição propriamente dita. O entusiasmo delirante do público - quando não uma clara hostilidade para com o visitante (ou as duas coisas) - é, pois, a grande arma das equipas e da própria selecção da Turquia.

Os então futuros "Magriços" que o digam, após a traumatizante experiência vivida em Ankara, em 1965, na fase de qualificação para o Mundial de Inglaterra, e o mesmo se poderia avançar em relação ao jogo que o Benfica levou a cabo em Esmirna, dez anos depois, a contar para a Taça dos Campeões. Valeram aí os 7-0 da 1ª "mão" que contribuiram para o arrefecer de ânimos de uma eliminatória que se adivinhava bem mais escaldante.

O actual Fenerbahce tem como figura de referência, no ataque, o holandês Kuyt (ex-Liverpool) e conta ainda com o "nosso" Raul Meireles, no meio-campo, para lá dos conhecidos Korkmaz e Ziegler, na defesa, e ainda de Recep e Baroni. É a primeira vez que chegou à meia-final de uma competição da UEFA e o entusiasmo aumentou ainda mais com o afastamento do seu rival Galatasaray, na Champions, aos pés do Real Madrid.

Vistas bem as coisas, o Chelsea era capaz de ser o adversário mais indesejável, pelo luxuoso histórico que apresenta, se bem que conseguido apenas nos anos mais recentes. Mas não será isso mais determinante que um qualquer currículo, brilhante que seja, mas estribado apenas num passado recente?

P.S. (honni soit...): Uma palavra breve para a Champions, onde a hegemonia germano-espanhola arrasou as candidaturas de Itália e Inglaterra. Os dois melhores do país vizinho defrontam a dupla-maravilha da Bundesliga, mas ao Real coube-lhe o adversário mais cómodo (B.Dortmund). Claro que nesta fase tão adiantada da prova, em que já não há equipas fáceis, é caso para dizer que venha o diabo e escolha. Mas que, dos dois clubes alemães, o Bayern Munique parece ser o mais difícil, todos estarão por certo de acordo. Até o próprio mafarrico, que aqui se trouxe à colação.

-Rui Tovar, sapo.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário

Caro(a) Benfiquista,

Agradecemos a sua visita e solicitamos, antes de sair do blog, que deixe um comentário acerca do que acabou de ler.

O debate é livre, por isso tenha a gentileza de participar com educação, elevação, civismo e respeito pelos demais visitantes.

Só assim honraremos a história Grandiosa do nosso amado Clube!