sábado, 2 de março de 2013

Afonso de Melo sobre gesto de Soares Dias no Dragão: "Ser árbitro em Portugal mete nojo"


Ser árbitro em Portugal é bom. É mais do que bom, é óptimo. 

Ser árbitro em Portugal também roça, na maior parte das vezes, o ridículo. Mas aí a culpa não é do País, é dos árbitros. 

Os árbitros em Portugal estão acima da lei. Isto é, não têm de prestar contas a quem quer que seja pelas poucas vergonhas que cometem. Ou melhor, prestam contas a si próprios o que vai dar no mesmo. 

Há países em que os árbitros vêm a público falar dos seus erros. São países onde não fica bem a um árbitro visitar um presidente de clube na véspera de arbitrar um jogo desse mesmo clube. São países onde não fica bem a um árbitro frequentar as casas dos presidentes ou dirigentes de clubes e ponto final. 

Em Portugal os árbitros não têm vergonha. Não têm vergonha de, em pleno relvado, tirarem as insígnias da FIFA para oferecerem ao treinador de uma das equipas que acabaram de dirigir. 

O recato não é palavra importante. Pelo contrário, é o exibicionismo que lhes marca a existência. 

Em qualquer país civilizado, um árbitro teria vergonha de beijar os pescoços dos jogadores no final dos jogos. É uma questão de decoro. 

Em Portugal, o mais barato dos árbitros faz gala em abraçar jogadores (sempre os da mesma equipa) e ser fotografado com eles exibindo sorrisos macabros. É uma questão de decência. Neste caso, de falta dela. 

Poderíamos ter visto tudo, mas não. Em Portugal, os árbitros fazem sempre questão de nos surpreender. Por isso até já vimos um árbitro tirar a camisola no final de um jogo e, como se fosse um jogador, oferecê-la ao público. 

É por isso que ser árbitro em Portugal é bom. Mas mete nojo.» 

- Afonso de Melo, jornal O Benfica, 1 de Março de 2013

2 comentários:

  1. alguem da nossa direçao abriu o bico?não?então porque nos queixamos,se os que tem o direito de nos defender e dar a cara por nós não o fazem!

    ResponderEliminar
  2. O ANONIMO
    então queres q o rui costa e vieira sejam mais castigados .

    O director de comunicação do Benfica reitera esta segunda-feira que o castigo aplicado pela Comissão Disciplinar (CD) da Liga a Luís Filipe Vieira «é o resultado de uma participação mesquinha». João Gabriel reage assim à decisão da CD em punir em mais 45 dias o presidente do clube por se ter deslocado ao balneário do árbitro do jogo com o FC Porto, numa altura em que ainda estava suspenso por dois meses, considerando que o motivo que origina o castigo «é nobre e eticamente louvável».

    ResponderEliminar

Caro(a) Benfiquista,

Agradecemos a sua visita e solicitamos, antes de sair do blog, que deixe um comentário acerca do que acabou de ler.

O debate é livre, por isso tenha a gentileza de participar com educação, elevação, civismo e respeito pelos demais visitantes.

Só assim honraremos a história Grandiosa do nosso amado Clube!