quinta-feira, 21 de junho de 2012

Luís Sobral critica a entrevista de Jorge Jesus ao jornal Record


A entrevista de Jorge Jesus ao jornal «Record», este domingo, tem uma ideia extraordinária. Tão extraordinária que, a ser exatamente como é dita pelo treinador, é grave e demonstra como as coisas funcionam no Benfica.

Antes de expor a minha opinião, a citação em causa:

«Optei por dar mais dias de descanso para a Champions do que para o campeonato. Isso foi algo que se hoje voltasse a acontecer não faria, porque já percebi que os sócios do Benfica querem é ser campeões nacionais. Isso é a prioridade, a Liga dos Campeões é importante mas não valorizam tanto como ser campeão nacional, e pensava eu que os sócios do Benfica, como há muito tempo não chegavam lá, queriam ir longe na Champions».

Isto demonstra, do meu ponto de vista, o seguinte:

1. Os objetivos do Benfica não estavam claramente definidos antes do início da temporada. Não consigo entender como é isso possível. Os objetivos de uma equipa, um clube, uma empresa devem estar de acordo com os meios disponíveis. E devem ser claros para toda a gente. Podem ser revistos durante a «viagem», claro. Mas têm de estar definidos quando se prepara a temporada.

2. Nesta entrevista só há Jorge Jesus. Ele sentia. Ele decidia. Ele pensava. Ele. Um clube não pode ser o treinador. Muito menos quando se trata de definir os objetivos da temporada. Isso é algo que deve envolver os dirigentes, o treinador e os jogadores. E, repito, deve ser claro. No discurso de Jesus, ele aparece sempre como a pessoa que tudo decide, tudo faz, tudo sabe. E que se engana. Óbvio.

3. Os sócios. Os objetivos de um clube não devem ser escolhidos em função do que se pensa que os adeptos pensam. É para saber o que os sócios desejam que existem eleições. Mas só de tempos a tempos, caso contrário o clube seria gerido em constantes votações de braço no ar. Quando votam, os sócios delegam na direção a gestão do clube, de acordo com um programa, com ideias, com promessas. E ponto.

4. Por último, a entrevista é grave porque demonstra que Jorge Jesus não conhecia o plantel que tinha. Achava que era possível ganhar as duas competições mais importantes da temporada. Achava que tinha plantel para isso. É uma distância em relação à realidade que devia preocupar. A direção, se por acaso deseja ter alguma coisa a ver com os objetivos para 2012/13. E os sócios, que um dia destes vão ser chamados a votar.

-Luís Sobral, site Mais Futebol, 17 de Junho de 2012

3 comentários:

  1. Caro Sobral, vai para onde gostas mais de estar, no CARALHO!

    ResponderEliminar
  2. Oh sobral vai vomitar sobre quem te monta ou seja nas antas.

    ResponderEliminar
  3. Infelizmante tenho de dar razão e este sebento.

    ResponderEliminar

Caro(a) Benfiquista,

Agradecemos a sua visita e solicitamos, antes de sair do blog, que deixe um comentário acerca do que acabou de ler.

O debate é livre, por isso tenha a gentileza de participar com educação, elevação, civismo e respeito pelos demais visitantes.

Só assim honraremos a história Grandiosa do nosso amado Clube!